sexta-feira, 17 de abril de 2015

Vivenciando as estações



Os três meses do outono estão encarregados de secar e desacelerar o impulso do crescimento. O órgão associado a esta estação é o pulmão; este órgão estará cheio de qi, e possui uma afinidade particular com sabores picantes. Quando analisar o pulmão no contexto dos demais órgãos, é importante notar que o metal pode sobrepujar a Madeira. Visto que o órgão associado à Madeira é o fígado, e visto que tal sistema é particularmente afetado por sabores ácidos, deve-se diminuir a ingestão de alimentos picantes no outono enquanto se aumenta a quantidade de alimentos ácidos, visto que assim se nutre e protege o qi do fígado.
Se a rede do pulmão se encontra em estado de excesso patológico, deve-se usar o som “ssssssss” para drenar este excesso do sistema. Durante os três meses que seguem o início do outono, é importante manter o corpo e a mente em um estado de harmonia silenciosa e não dispersar a energia. Tanto a primavera quanto o outono são estações de mudança, é particularmente nestas situações que as doenças irão aparecer. Portanto, deve-se dar uma atenção especial às práticas mais tranqüilas de nutrir a vida durante estes períodos, e conduzir tanto sua vida pessoal quanto o tratamento de pacientes de acordo com a energia predominante da respectiva estação. No outono, por exemplo, seria inapropriado usar terapias dispersantes como eméticas ou provocar fortes diaforeses, já que medidas como esta levarão as pessoas a se sentirem esgotadas e causará agitação nos órgãos. No caso de diarréia, por exemplo, deve-se usar apenas acupuntura/moxabustão e algumas decocções ou pós que auxiliem o yang qi do paciente.
As pessoas, aliás, que sofrem de grande fadiga ou hemorróidas ou Síndrome da Sede Devastadora [diabetes], etc., devem evitar comer arroz frito, frituras e carne de vacas que morreram sem serem abatidas, bem como peixe cru, frango, porco, vinho, alimentos fermentados, alimentos salgados, vinagre, e todas as outras coisas que são pegajosos e difíceis de digerir. Pessoas com essas condições devem também evitar legumes crus, sementes, grãos e produtos fermentados de soja. O mesmo é verdade para as pessoas que sofrem de síndrome de frio devido ao vento qi, ou pessoas com massas abaixo da caixa torácica.
Também é aconselhável que se pratique o seguinte exercício após se levantar pela manhã: feche seus olhos, bata seus dentes vinte e uma vezes, engula sua saliva, esfregue suas mãos e permita que o calor das palmas penetre nos seus olhos. Esfregue suas mãos e cubra seus olhos repetidamente. Caso pratique este exercício regularmente durante os três meses do outono, os olhos se tornarão brilhantes e iluminados.
O Neijing afirma: No outono, “vá para a cama cedo e levante-se com as galinhas [ao alvorecer]. Isso fará com que todas as faculdades mentais se tornem calmas e pacíficas, e irá moderar o sopro descendente do outono. Faça com que sua energia mental se ligue em harmonia com a qualidade condensadora do qi do outono. Não disperse suas energias, e o qi do pulmão se tornará puro. Está é a maneira de se nutrir à vida de acordo com o qi nutritivo e constritivo da temporada de colheita do outono. Ir contra tais princípios irá ferir os pulmões, eventualmente causando diarréia no inverno, quando as coisas deveriam estar de fato em estado de armazenamento, e não de vazamento. O qi do outono é seco, então é aconselhável consumir um pouco de gergelim úmido para contrabalancear a secura. Evite bebidas frias, e não utilize roupas úmidas e frias próximas da pele.”

O que é Acupuntura ?
A acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas.
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, essa estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano.
A palavra "acupuntura" vem do latim - acus significa agulha e punctura significa puncionar.
Conceito Oriental da Acupuntura
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a energia vital, chamada "Qi", flui através de canais de energia no corpo que ligam os órgãos principais, denominados meridianos.
Ao longo dos meridianos, existem pontos específicos que, quando são estimulados, podem influenciar e equilibrar a energia vital "Qi".
De acordo com a Medicina Chinesa, a doença surge quando o fluxo cíclico de Qi nos meridianos é desequilibrado ou bloqueado.
Conceito Ocidental da Acupuntura
A Medicina Ocidental define a acupuntura como sendo a estimulação de pontos específicos localizados na superfície da pele, que tem a capacidade de alterar diferentes condições fisiológicas e bioquímicas no corpo, a fim de se obter o efeito desejado.
Segundo a medicina moderna, os pontos de acupuntura são áreas de sensibilidade, nas quais são introduzidas agulhas para estimular diversos receptores sensoriais que, por sua vez, estimulam os nervos que enviam impulsos para o hipotálamo e para a hipófise, localizados na base do cérebro.
Está comprovado que o estímulo pela acupuntura pode liberar endorfinas e neurotransmissores, aumentando assim a produção de neurotransmissores e neuro-hormônios, melhorando o fluxo sanguíneo e estimulando o sistema imunológico.
Efeitos e Indicações da Acupuntura
As endorfinas desempenham um importante papel no funcionamento do sistema hormonal, além de ser várias vezes mais potente que a morfina, daí a indicação e eficiência da acupuntura no tratamento de dores nas costas, artrites, infertilidade, etc.
Além de relaxarem o corpo, as substâncias liberadas pela acupuntura também atuam na regulação de serotonina no cérebro, pelo que muitas vezes a depressão é tratada com acupuntura.
Alnguns dos efeitos fisiológiocos observados num tratamento contínuo com acupuntura são a redução de inflamações, o alívio da dor e espasmos musculares, além do aumento do número de células de defesa.