segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Lombalgia e Acupuntura

Lombalgia


A região lombar é a parte da coluna que recebe a maior carga de peso corporal. Possui uma grande amplitude de movimentos em todos os sentidos e, por esta razão, está sujeita a muitas doenças decorrentes destas suas características mecânicas.

Definição Segundo a Medicina Ocidental:
É a dor ou desconforto na região lombar, seja de causa nervosa ou muscular. Podendo, às vezes, ser causada pelo estresse. Esta condição geralmente envolve a contratura ou espasmo dos músculos ao longo da coluna que servem para sustentá-la. Etiologia Segundo a Medicina Ocidental Diversas são as possíveis causas com destaque para: cifose dorsal, hiperlordose lombar, gravidez, obesidade abdominal, má postura, lesões na medula e nas meninges, lesões nos órgãos torácicos, abdominais ou pélvicos, fratura com compressão de um corpo vertebral, osteomielite, turberculose vertebral, neoplasias, lesões nos discos intervertebrais e nas articulações, espondilite anquilosante, atividades físicas vigorosas, levantamento de peso... Uma situação especial A lombalgia que pode vir a ocorrer durante a gravidez, requer muita atenção por parte dos acupunturistas para os tratamentos, pois há uma grande quantidade de pontos que passam a ser proibidos durante este período da vida da mulher.

Introdução Segundo a Medicina Tradicional Chinesa:
A região lombar é dominada pelo Canal Principal da Bexiga (Pang Guang) e pelo Vaso Maravilhoso Du Mai, além de um ramo interno do Canal Principal do Rim (Shen). As teorias essenciais da Medicina Tradicional Chinesa afirmam que a cintura, incluindo toda a região lombar é o palácio do Rim (Shen).Esta afirmação por si só apresenta implicitamente a idéia de que todo e qualquer tipo de lombalgia está intimamente relacionado com alterações no Rim (Shen). Etiologia Segundo a Medicina Tradicional Chinesa

As principais causas para as lombalgias são:
• Trauma
• Excesso de Atividade Física
• Invasão de Agentes Patogênicos  Vento  Frio  Umidade
• Deficiência do Qi, Yin e Yang Rim (Shen).

Patogenia Segundo a Medicina Tradicional Chinesa
Quando de origem traumática, temos que má posturas, ou atividades excessivas, por tempo prolongado ou algum tipo de movimento repentino, levam a situações de Estagnação de Qi e Sangue (Xue).
Quando da Invasão dos Agentes Patogênicos, estes acabam por impedir, o livre fluxo de Qi e/ou de Sangue (Xue).
Quando da Deficiência do Rim (Shen), não há a devida nutrição das estruturas locais levando até mesmo a algumas alterações anatômicas.

Diferenciação de Síndromes Segundo a Medicina Tradicional Chinesa
A lombalgia aguda normalmente está relacionada com lesões nos Canais e Colaterais (Jing Luo) e uma conseqüente Estagnação de Qi e de Sangue (Xue).

A lombalgia crônica está relacionada com:
• Retenção de Umidade-Frio
• Deficiência de Qi e Sangue (Xue) por excesso de atividade
• Deficiência do Rim (Shen)
• Estagnação prolongada de Sangue (Xue). Estagnação de Qi e Sangue (Xue) - aguda Paciente apresenta histórico de ter carregado peso, com dor lombar iniciado logo após este episódio, ou algumas horas depois, ou na manhã seguinte, podendo ter limitação do movimento, normalmente com tensão, espasmo na musculatura paravertebral.

Tratamento para Lombalgia Aguda Segundo a Medicina Tradicional Chinesa
Principais Pontos de Acupuntura Sistêmica
VG26 (Renzhong) B40 (Weizhong) Yaotongxue R2 (Rangu) Regular a circulação de Qi e Sangue (Xue) nos Canais e Colaterais (Jing Luo) Agulhar em Dispersão ou ainda fazer Sangria.

Retenção de Umidade Frio
Dor caracterizada por sensação de peso e limitação de movimento, situação que pode alternar momentos de piora e melhora, tendendo a piorar ao deitar-se e na presença de tempo úmido, chuvoso e frio. Língua com saburra branca e grudenta e pulso profundo.

Deficiência de Qi e Sangue (Xue) por excesso de atividade Pacientes com histórico de lesões lombares, onde as dores tendem a piorar com a atividade física excessiva, serem bem fixas e acompanhadas de rigidez
Deficiência do Rim (Shen) Paciente com dores prolongadas, caracterizada por início lento e fraqueza na região lombar e joelhos, com piora durante as atividades e melhora com o descanso ou com pressão local. • Deficiência do Yang do Rim (Shen) com língua pálida e pulso fino.
Deficiência do Yin do Rim (Shen), temos bochechas avermelhadas, agitação, língua vermelha e pulso fino. Estagnação prolongada de Sangue (Xue) Condição similar a lesão por atividade excessiva, porém com acréscimo de sinais de Estagnação, como por exemplo a presença de vasos escurecidos na região da fossa poplítea.

Tratamento para a Lombalgia crônica Segundo a Medicina Tradicional Chinesa
Principais Pontos de Acupuntura Sistêmica
B23 (Shenshu) B40 (Weizhong) Ashi Pontos
Adicionais de Acupuntura Sistêmica • Frio-Umidade: VG16 (Fengfu); VG3 (Yaoyangguan), B25 (Dachangshu), E40 (Fenglong)
Deficiência crônica: B17 (Geshu), B32 (Ciliao), VB34 (Yanglingquan) •
Deficiência do Rim (Shen): VG4 (Mingmen), B52 (Zhishi), R3 (Taixi)
Estagnação crônica: sangria nos vasos
Dor no meio das costas: B60 (Kunlun) e B37 (Yinmen)

Dr. Yaso Yamamura apresenta as seguintes Síndromes:
• Vasos Maravilhosos: Yang Qiao Mai Yin Qiao Mai Yang Wei Mai Yin Wei Mai Du Mai Dai Mai Chong Mai
• Canais Distintos: Estômago (Wei) e Baço (Pi) Vesícula Biliar (Dan) e Fígado (Gan) Bexiga (Pang Guang) e Rim (Shen)
• Canais Principais: Rim (Shen); Bexiga (Pang Guang); Vesícula Biliar (Dan); Estômago (Wei)
• Canal Tendino-Muscular: Bexiga (Pang Guang)
• Colateral Luo Longitudinal: Du Mai

Tratamento pessoal para Lombalgia Segundo a Medicina Tradicional Chinesa
Principais Pontos de Acupuntura Sistêmica
Ling Gu ID3 (Houxi) VC6 (Qihai) Yaotongxue
Pontos Adicionais de Acupuntura Sistêmica
• Aguda: VG26 (Renzhong), B2 (Zanzhu), Yintang, P6 (Kongzui)
• Crônica: R3 (Taixi), R7 (Fuliu), R10 (Yingu), VG20 (Baihui), B23 (Shenshu), VG4 (Mingmen)
• Huatuojiaji

Teoria isofásica de Manaka -2° metacarpo - Acupuntura Auricular - Acupuntura Ocular Linggu lombar B2 (Zanzhu) Acupuntura Punho-Tornozelo Agulhas semi permanentes nos Pontos: Inferior 5 e 6

Acupuntura Auricular Sementes nos pontos:
Shenmen, posterior ao Shenmen, lombar, bexiga, rim, subcórtex. Principais Pontos de Acupuntura Auricular Lombar Shenmen Relaxamento Muscular Rim
Pontos Adicionais de Acupuntura Auricular
Fígado Baço Irradiação: Estômago,Vesícula biliar, Bexiga

Tratamento por Gua Sha Segundo a Medicina Tradicional Chinesa Regiões a serem estimuladas:
• De VG5 até VG2 (Yaoshu); • B23 (Shenshu) para baixo; • De B52 (Zhishi) até Yaoyan; • De B40 (Weizhong) até B57 (Chengshan); • ID3 (Houxi) do lado afetado; • VG26 (Renzhong) para baixo, quando aguda; • Pontos Ashi, quando de esforços.

Observação dos resultados do tratamento de 300 pacientes com distensão da musculatura lombar. Ponto selecionado: B10 (Tianzhu) Metodologia: agulhar com o paciente sentado e com a cabeça ligeiramente inclinada para frente, manter as agulhas inseridas por 20 a 30 minutos e pedir ao paciente que realize movimentos com a região lombar enquanto as agulhas ficam retidas no local. O tratamento foi realizado diariamente durante 8 dias. Resultados: dos 300 pacientes tratados com este método, 152 foram considerados curados, 47 apresentaram uma grande melhora, 73 casos apresentaram certo alívio nas dores e 28 pacientes não obtiveram efeito terapêutico.

Agende hoje mesmo sua sessão de acupuntura pelo fone (11)4564 2698
Anderson Espindola (Acupunturista e massoterapeuta formado pela EBRAMEC)