quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Artrite Reumatóide - Tratamento pela Acupuntura

Artrite Reumatóide



Trata se de alterações patológicas nas articulações com ataques recorrentes, principalmente em mãos e punhos. A medicina ocidental a considera como afecção alérgica auto-imune desencadeada por reação ao estreptococo hemolítico tipo A. Corresponde ás sindromes Bi (dor, inchaço e peso nas articulações), que corresponde a bloqueios e estancamento da energia e do sangue nos canais e colaterais.
A artrite reumatóide ocorre mais em indivíduos jovens e adultos, principalmente do sexo feminino. Durante o período agudo, tem como característica febre, inflamação e dor recorrente nas articulações mais importantes. Comumente a enfermidade tem uma evolução lenta. No período crônico, o paciente sente dor e dificuldade de movimentação, e as deformações articulares vão aparecendo. Os sintomas pioram quando muda a temperatura, ou quando o paciente é surpreendido pelo frio ou pela umidade. 

TRATAMENTO

Para a articulação do ombro: jianyu IG15, JIANZHEN ID9, BINAO IG14, TIANZONG ID11, QUCHI IG11, HEGU IG4, LIEQUE P7, WAIGAN TA5 e pontos Ashi.
Para a articulação cubital: QUCHI IG11, SHOUSANLI IG10, JIANZHEN ID9, HEGU IG4, WAIGAN TA5 e pontos Ashi.
Para as articulações do punho: QUCHI IG11, WAIGUAN TA5, YANGCHI TA4, WANGU DA MÃO ID4, DALING PC7  e pontos ashi.
Para as articulações metacarpofalangeanas: HEGU IG4, WAIGUAN TA5, QUCHI IG11, ZHONGZHU DE MÃO TA3, BAXIE e pontos Ashi.
Para a articulação lombo-sacral: YAOYANGGUAN VG3, SHISIZHUIXIA, BAIHUANSHU B30, GUANYUANSHU B26, WEIZHONG B40, KUNLUN B60 e pontos Ashi.

Aplicar acupuntura para crises decorrentes de vento, umidade e calor; e moxabustão para ataques de frio. A escolha dos pontos segue o método básico local-distante. No período agudo, usar mais dispersão;; no período crônico, estimulação neutra ou tonificante. 
Podem ser empregadas as técnicas de eletropuntura, martelo "flor de ameixeira", auriculopuntura e injeção.

Caso clínico: Paciente Xu, homem, 30 anos de idade. Há 5 anos apresentou febre, calafrio, as articulações dos tornozelos edemaciaram e ficaram doloridas, de tal modo que o impediam de andar. Ao exame: articulação dos tornozelos inflamada, temperatura cutânea local aumentada, edema, tornozelo direito incapaz de extensão, febre de 38°C, eritrócitos 5.200.000, leucócitos 11.000, sedimentação sanguínea 49 m por hora. O raio X revelou substância óssea e cavidade articular normal. Língua com saburra amarela e espessa, pulso fraco, porém perceptível e sem história de reumatismo anterior. Diagnóstico: artrite reumatóide aguda. Aplicação de acupuntura: Yanglingquan, Xiyan e Dubi, Heding, Pishu e Quchi. Retenção das agulhas por 2 horas, e manipulação das agulhas a cada 20 minutos. Sendo que 1 curso de tratamento consta de 10 sessões. Moxabustão adicional: 1 hora nos pontos Xiyan e Dubi. Em 5 sessões dadas, a dor diminuiu o paciente ja podia andar com auxilio de uma bengala e a temperatura era de 37°C. Ofereceram 3 cursos de tratamento a mais, com acupuntura e moxabustão, até que desapareceu a dor. Passado 7 anos, o paciente foi contactado e ele informou ter artralgias leves a nível dos tornozelos quando mudava o tempo mas estava normal.