terça-feira, 6 de setembro de 2016

Insônia - Tratamento com Acupuntura

Insônia


Trata se da dificuldade para conciliar o sono, ou ter sono leve e perturbado que deixa a sensação de não haver dormido. Os fatores causais podem ser múltiplos e podem ser divididos em fisiológicos, psiquicos, patológicos, ou medicamentosos. A insônia pode ser primária, com muito pouca relação com acontecimentos imediatos somáticos ou ps
íquicos, ou então secundários, por causa da dor, ansiedade ou depressão adquirida. A insônia inicial, ou seja, a dificuldade para dormir, pode ser consequência de transtornos emocionais, como ansiedade, fobia ou depressão.

Prescrição:

Pontos principais: Baihui (VG20); Yintang; Fengchi (VB20); Anmian; Neiguan (PC6); Shenmen (C7); Quchi (IG11); Qihai (VC); Guanyuan (VC4); Zusanli (E36); Sanyinjiao (BP6)

São utilizados 02 ou 3 pontos de cada vez, fazendo se girar as agulhas de maneira suave e prolongada, e geralmente são mantidas no local por 1 a 2 horas. O tratamento terá melhor efeito se for feito ao entardecer. Faz se 1 sessão diária e 5 a 10 sessões constituem uma série.

Aplicação de Moxabustão

Aplica se moxabustão moderadamente no ponto Baihui durante 10 a 15 minutos antes de ir se deitar. Não se deve aproximar demais o bastão de moxa, pois o calor excessivo diminui o efeito terapêutico. Para não queimar os cabelos convém abaixar e separar os cabelos com pentes de modo a descobrir o ponto. Em geral, os pacientes dormem 5 a 15 minutos depois da moxabustão. Alguns dormem na aplicação, outros até 2 horas depois.

Auriculopuntura

A auriculopuntura surte bom efeito. Pontos indicados: Shenmen, C, R, Neurastênia, Occipital, Subcortex, Cérebro e tronco encefálico. As agulhas são implantadas 2 ou 3 de cada vez e ficam no local durante 5 a 7 dias. Deve se pedir ao paciente para comprimir as agulhas durante 1 a 2 minutos toda noite antes de se deitar.