segunda-feira, 6 de julho de 2015

HERPES ZOSTER E ACUPUNTURA

HERPES ZOSTER E ACUPUNTURA


acupuntura curitiba herpes zoster virus
Microfotografia do vírus varicela zoster. Fonte: varicellazoster.org

Herpes zoster é uma reativação do vírus que causa a catapora. Quem teve catapora, mesmo que há muitos anos, permanece com o vírus armazenado em seu organismo. Em algum momento esse vírus pode se reativar, principalmente em situações em o organismo estiver fragilizado. Nessa situação a pessoa vê surgir repentinamente bolhas em sua pele. A área afetada em geral é linear, como uma faixa, e acomete um lado do corpo. Assim, é possível que uma faixa com bolhas surja de lado do tórax, do abdome ou mesmo da face, e as lesões não ultrapassam a linha média do corpo.
acupuntura curitiba herpes zoster 2
Lesões da doença. Fonte:http://www.atlasdermatologico.com.br/
Herpes zoster dói muito porque não afeta somente a pele. Ele também atinge o nervo que chega até a pele. E a inflamação do nervo é responsável por um sofrimento considerável durante a crise de zoster. A área da pele afetada dói, arde, incomoda. Às vezes incomoda tanto que mesmo o roçar do vento ou o encostar das roupas são insuportáveis. A inflamação ainda pode deixar uma sequela no nervo. Assim, a dor continua mesmo após a melhora da crise aguda da doença, e pode demorar meses ou anos até melhorar.
acupuntura curitiba herpes zoster 3
Lesões da doença. Fonte:http://www.atlasdermatologico.com.br/
É importante tratar a crise de zoster. O objetivo é diminuir a duração da crise, controlar a dor e diminuir o processo inflamatório, numa tentativa de prevenir a sequela de dor persistente após o zoster. Além do tratamento antiviral, que você está fazendo, é importante tomar analgésicos potentes. De acordo com avaliação médica, também é recomendável tomar cortisona, que é um potente anti-inflamatório.
Lesões da doença. Fonte:http://www.atlasdermatologico.com.br/
Quanto a passar algum produto nas lesões, isso nem sempre é fundamental. Mas pode ser interessante fazer compressas secativas durante a fase de bolhas.

O tratamento do herpes zoster por Acupuntura apresenta resultados bastante interessantes, proporcionando rápida recuperação dos pacientes . Em nossa experiência clínica, observamos efeitos pronunciados na redução da dor, regressão das lesões e aumento da imunidade do paciente. A OMS (Organização Mundial da Saúde) publicou em 2002 um documento no qual expõe os resultados de várias pesquisas onde foram analisadas a eficácia da acupuntura – assim como das técnicas de moxabustão, ventosa, sangria, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu / tuina e acupressura (pressão digital nos pontos) – em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde. No tratamento do herpes zoster, segundo este estudo, desapareceram a dor e  lesões após 1,48 e 5,76 dias respectivamente, em comparação com medicação convencional (10,5 e 10,4 respectivamente). Mais recentemente, em 2011, um teste clínico randomizado e controlado forneceu a primeira evidência do grande potencial da Acupuntura no tratamento da dor herpética aguda.
Na prática clínica, já observei a manifestação de três aspectos nesta doença, sozinhos ou associados, segundo o diagnóstico tradicional:
a) Vento-Calor na pele: os agentes patogênicos florescem em uma condição de vazio do wei qi produzindo grande calor e dor. O paciente costuma apresentar aversão ao vento, sede, dor generalizada, olhos secos e vermelhos e garganta seca. O pulso apresenta-se flutuante e rápido.
b) Calor-umidade no fígado e vesícula biliar: o fluxo de qi e de xue ficam comprometidos, estagnando-se o que contribui para o aumento da temperatura do Xue no fígado. A dor pode se acentuar no trajeto dos meridianos e a queixa é de que a “dor queima como fogo”. Neste caso observa-se boca amarga, náuseas e/ou vômitos (vômito amargo e ácido), dor de cabeça pulsátil, ansiedade, muita irritação, urina escura e escassa (pode “queimar”). O pulso é em corda e rápido. A língua possui saburra e/ou descascada.
c) Umidade-calor no estômago e baço: neste caso observa-se deficiência de Qi com formação de umidade. O paciente tem febre, cansaço, fadiga, falta de apetite, distensão abdominal e urina escassa. Pode haver diarréia. A língua apresenta uma saburra amarela e úmida, pegajosa e o pulso se apresenta flutuante, fraco, rápido.
Os tratamentos que apliquei objetivaram clarear o calor, eliminar a umidade e elevar a resistência do organismo. Pontos de acupuntura clássicos utilizados (principais) envolvem:
IG4,IG11,F2,F3,BP6,BP10,E40,E36,VB34,VG20 dentre outros como Hwatuo nas vértebras proximais às lesões (com ótimo resultado).
Em aurículoterapia uso necessariamente sangria na helix, Yang F1 e F2 e “triângulo de auriculocibernética” (segundo Prof.: Marcelo Pereira de Souza), dentre outros.
Fitoterápicos: unha de gato e espinheira santa, dentre outros.

AGENDE SUA SESSÃO DE ACUPUNTURA HOME CARE PELO FONE(11)4564 2698 / 996647828