sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Dismenorreia - Tratamento com Acupuntura

DISMENORREIA

É chamada de menstruação dolorosa pelos chineses, em referência a dores agudas que ocorrem antes, durante ou depois das menstruações. Podem estar localizadas no hipogástrio ou na região lombo-sacral. Quando grave, vem acompanhada de enjoo, vômito, diarréia e até letargia. As causas frequentes tem relação com inflamação pélvica, fatores psicológicos, secreção hormonal ou com os orgãos genitais. É muito frequente em ginecologia. Clinicamente a dismenorreia primária é em geral funcional, enquanto que a secundária está relacionada a outras doenças. 
A MTC (medicina tradicional chinesa) a classifica como estase de Qi e Xue, estancamento de frio-umidade ou deficiência de Qi e Xue, dividindo em dismenorreia do tipo plenitude e do tipo vazio. 
No caso de plenitude, a dor antecede ou vem junto com as regras. A dor é aguda e se agrava pela pressão. Existe uma invasão de energia perversa ou um distúrbio de sentimentos, o que determina a estagnação de Qi e Xue.
No caso de vazio, a dor é causada pela insuficiência de Qi e Xue, é fraca, ocorre durante ou após as regras. O problema é recidivante.

Pontos principais: SANYINJIAO (BP6), ZUSANLI (E36), QIHAI (VC6), ZHONGJI (VC3), SHENSHU (B23)
Pontos secundários: QUQU (VC2), GUANYUAN (VC4), GUILAI (E29), FUJIE (BP14), CILIAO (B32), HEGU (IG4), NEIGUAN (PC6), TAICHONG (F3)

Geralmente é adotado o método de dispersão, ou empregado o método de dispersão e tonificação simultânea. Para os casos de deficiência de Qi com frio, pode se acrescentar a moxabustão. Procede se a sessões diárias, com retenção das agulhas de 30 a 60 minutos em cada uma delas, podendo se manipular as agulhas 2 a 3 vezes enquanto estiverem retidas.

Caso clínico: Paciente X, 22 anos, menarca aos 15 anos, no qual foi normal no começo. Quando tinha 17 anos, se suspendeu a menstruação no terceiro dia do ciclo, provavelmente por resfriar se. Desde então, um dia antes ou um ou dois dias depois da chegada de cada ciclo, apresentava dor intensa em região hipogástrica, região lombar e nos membros inferiores, o que a obrigava a repousar por 3 dias durante cada ciclo menstrual. Seus ciclos eram regulares e cada menstruação durava de 5 a 7 dias. 
Desta vez apresentou dor um dia antes da menstruação. Então se aplicaram moxa de forma moderada nos pontos GUANYWAN, QUQU, SANYNJIAO E SHANSHU por 30 minutos em cada ponto. Finalizada a sessão a dor diminuiu e pode voltar pra casa.Deu se uma sessão por dia e, 3 dias depois, a dor desapareceu por completo. Orientou a que retornasse 2 dias antes da menstruação, para moxabustão. Após 3 ciclos de tratamento contínuo, a dismenorreia desapareceu totalmente. E, no ano seguinte, não apresentou novos episódios.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Artrite Reumatóide - Tratamento pela Acupuntura

Artrite Reumatóide



Trata se de alterações patológicas nas articulações com ataques recorrentes, principalmente em mãos e punhos. A medicina ocidental a considera como afecção alérgica auto-imune desencadeada por reação ao estreptococo hemolítico tipo A. Corresponde ás sindromes Bi (dor, inchaço e peso nas articulações), que corresponde a bloqueios e estancamento da energia e do sangue nos canais e colaterais.
A artrite reumatóide ocorre mais em indivíduos jovens e adultos, principalmente do sexo feminino. Durante o período agudo, tem como característica febre, inflamação e dor recorrente nas articulações mais importantes. Comumente a enfermidade tem uma evolução lenta. No período crônico, o paciente sente dor e dificuldade de movimentação, e as deformações articulares vão aparecendo. Os sintomas pioram quando muda a temperatura, ou quando o paciente é surpreendido pelo frio ou pela umidade. 

TRATAMENTO

Para a articulação do ombro: jianyu IG15, JIANZHEN ID9, BINAO IG14, TIANZONG ID11, QUCHI IG11, HEGU IG4, LIEQUE P7, WAIGAN TA5 e pontos Ashi.
Para a articulação cubital: QUCHI IG11, SHOUSANLI IG10, JIANZHEN ID9, HEGU IG4, WAIGAN TA5 e pontos Ashi.
Para as articulações do punho: QUCHI IG11, WAIGUAN TA5, YANGCHI TA4, WANGU DA MÃO ID4, DALING PC7  e pontos ashi.
Para as articulações metacarpofalangeanas: HEGU IG4, WAIGUAN TA5, QUCHI IG11, ZHONGZHU DE MÃO TA3, BAXIE e pontos Ashi.
Para a articulação lombo-sacral: YAOYANGGUAN VG3, SHISIZHUIXIA, BAIHUANSHU B30, GUANYUANSHU B26, WEIZHONG B40, KUNLUN B60 e pontos Ashi.

Aplicar acupuntura para crises decorrentes de vento, umidade e calor; e moxabustão para ataques de frio. A escolha dos pontos segue o método básico local-distante. No período agudo, usar mais dispersão;; no período crônico, estimulação neutra ou tonificante. 
Podem ser empregadas as técnicas de eletropuntura, martelo "flor de ameixeira", auriculopuntura e injeção.

Caso clínico: Paciente Xu, homem, 30 anos de idade. Há 5 anos apresentou febre, calafrio, as articulações dos tornozelos edemaciaram e ficaram doloridas, de tal modo que o impediam de andar. Ao exame: articulação dos tornozelos inflamada, temperatura cutânea local aumentada, edema, tornozelo direito incapaz de extensão, febre de 38°C, eritrócitos 5.200.000, leucócitos 11.000, sedimentação sanguínea 49 m por hora. O raio X revelou substância óssea e cavidade articular normal. Língua com saburra amarela e espessa, pulso fraco, porém perceptível e sem história de reumatismo anterior. Diagnóstico: artrite reumatóide aguda. Aplicação de acupuntura: Yanglingquan, Xiyan e Dubi, Heding, Pishu e Quchi. Retenção das agulhas por 2 horas, e manipulação das agulhas a cada 20 minutos. Sendo que 1 curso de tratamento consta de 10 sessões. Moxabustão adicional: 1 hora nos pontos Xiyan e Dubi. Em 5 sessões dadas, a dor diminuiu o paciente ja podia andar com auxilio de uma bengala e a temperatura era de 37°C. Ofereceram 3 cursos de tratamento a mais, com acupuntura e moxabustão, até que desapareceu a dor. Passado 7 anos, o paciente foi contactado e ele informou ter artralgias leves a nível dos tornozelos quando mudava o tempo mas estava normal.