quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Problemas mentais e Emocionais na visão da Medicina Chinesa - Parte 1

Problemas Mentais e Emocionais



Na visão da MTC a mente é uma das substâncias vitais do corpo e portanto uma forma de Qi(energia). É o mais sutil e não substancial tipo de Qi(energia).

Uma das mais importantes características da medicina oriental  é a integração total entre corpo e mente que é realçada pela integração da essência (jing), Qi e mente que são chamados os “três tesouros”.
A essência é a base biológica da mente.

“A vida acontece através da Essência, quando as duas Essências (da mãe e do pai) se unem, formam a mente”
                          Spiritual Axis cap 8

“As duas essências, uma yin, a outra Yang, se unem... para formar a vida; as Essências da mãe e do pai se unem para formar a mente”
                                      Zhang Jie Bin


A mente de um recém concebido vem, portanto, das essências pré natais de seus pais. Após o nascimento, a essência é armazenada nos rins e proporciona a base biológica da mente. A vida e a mente de um recém nascido, entretanto, também dependem da nutrição pós natal.

“Quando o estômago e os intestinos estão coordenados, os cinco órgãos yin estão em paz, o sangue é saudável e harmônico e a atividade mental é estável. A mente deriva da essência refinada da água e dos alimentos”
                            Spiritual Axis cap 30

Assim, a mente desenha a sua base e nutrição provenientes da essência pré natal, armazenada nos rins, e da essência pós natal, produzida pelos pulmões e pelo estômago e Baço/pâncreas. Daí os três tesouros:
                                     Mente = coração
                                     Qi = pulmões + Baço pâncreas/ estômago
                                     Essência = rins

Estes três tesouros são estados diferentes de condensação do Qi, a mente sendo o mais sutil, rarefeito e não substancial dos três. Se a essência e o Qi forem prósperos, a mente será perfeita. Entretanto o estado da mente também afeta o Qi e a essência. Se a mente estiver perturbada ou infeliz na maioria dos casos afetará primeiro o Qi, que acabará por enfraquecer a essência e, sobretudo quando estiver combinado com o excesso de trabalho e/ou atividade sexual excessiva, ou quando o fogo gerado pelas tensões emocionais (a longo prazo)   pode prejudicar o yin e por conseqüência a essência.
A mente está intimamente relacionada com o coração, que é chamado de sua residência:

“O coração é o monarca e governa a mente”

                                               Simple Questions cap 8 


“O coração é o monarca dos cinco órgãos yin e dos seis órgãos yang sendo a residência da mente”

                                      Spiritual Axis cap71

A mente residindo no coração ou no coração mente é responsável por diferentes atividades mentais:
Pensamento                    sono
Memória                         inteligência
Consciência                     sabedoria
“insight”                          idéias
cognição

Várias destas funções são também desempenhadas pelos outros órgãos, por exemplo embora o coração mente seja responsável pela memória, o baço/pâncreas e os rins também desempenham suas funções.
Mas apenas a mente ( e portanto o coração) tem condições de sentir as emoções, já que é ela que as identifica. Por ex.: a raiva afeta o fígado que não pode senti-la, já que é a mente que é responsável pelo insight.
Por esta razão que todas as emoções afetam o coração.

                             Os cinco aspectos mentais e espirituais


“A mente do coração apreende e une a alma etérea e a alma corpórea e combina-se com a inteligência e com a força de vontade”
                   Principles of medical pratice

Apesar de o coração ter um papel fundamental nas atividades mentais, todos os outros órgão desempenham funções.
Cada órgão yin “abriga” um aspecto mental e espiritual do ser humano:
Coração – mente (shen)
Fígado – alma etérea (hun)
Pulmões – alma corpórea (po)
Baço/Pâncreas - Inteligência (yi)
Rins – força de vontade (zhi)
Estes cinco aspectos reunidos formam o “espírito”, que é também o shen.

Alma Etérea


De acordo com as antigas crenças chinesa, a alma etérea entra no corpo logo após o nascimento e flui de volta para o céu ( que para os chineses   é um estado de energias e seres sutis e não substanciais). Ela deixa o corpo após a morte carregando com ela uma aparência de forma física.
Zhang Jie Bing, na obra Classic of Categories diz: “A mente e alma etérea são yang... a alma etérea segue a mente, se a mente está inconsciente a alma etérea é levada para fora” e ainda: “ A mente corresponde ao yang dentro do yang, a alma etérea correspondo ao yin dentro do yang.
A alma etérea é enraizada no fígado, em particular no yin do fígado ( que inclui o sangue do fígado). Se o yin do fígado estiver esgotado, a alma etérea é despojada de sua residência e fica sem raiz, podendo resultar em insônia, timidez, medo e perda do sentido de direção da vida.
Suas funções podem ser resumidas em sete tópicos:

1 – Sono e sonho

A alma etérea influencia o sono e o sonho, incluindo o “sonhar acordado”.

“ A ausência da mente como que em transe, é proveniente da alma etérea vagueando fora de sua residência”

        Zhang  Jie Bing – Classic of categories



Assim, se o sangue ou o yin de fígado for deficiente a alma etérea se perderá na fantasia e o indivíduo passará a não ter senso de objetivo na vida.
O que significa que ela é responsável por nos fazer sonhar e ter este senso de objetivos.
Se a alma etérea está bem enraizada o sono é normal e profundo, sem muitos sonhos.
Se o yin de fígado é deficiente a alma etérea é despojada de sua residência e vagueia a noite, causando sono inquieto, acompanhado de sonhos exaustivos.

“A noite, durante o sono, a Alma etérea retorna para o fígado, se a alma etérea não está em paz, ocorrem muitos sonhos”
                                      Tang Zong Hai
Nestes casos é necessário nutrir o yin do fígado com ervas ácidas.
Obviamente a quantidade e a qualidade do sono também dependem do estado do sangue do coração e o que há é uma confluência do sangue do fígado e do sangue do coração no sono.

2 – Atividades mentais

“ O conhecimento é dependente da sutileza da Alma Etérea”

                                            Five Channel Righteouseness (Dinastia Tang)

A alma etérea dá movimento a mente já que lhe concede a capacidade de autodiscernimento e introspecção, bem como a habilidade de se projetar “para fora” e de se relacionar com as outras pessoas. Estas qualidades estão intimamente ligadas ao Qi do fígado que tem movimento rápido e livre.

3 – Equilíbrio das emoções

A alma etérea é responsável pela manutenção do equilíbrio normal entre a excitação e a repressão da vida emocional, sob o comando do coração mente. Sendo a parte mais intuitiva e subconsciente desta, impede que as emoções se tornem excessivas e portanto causando doenças.
Ela está intimamente relacionada com o equilíbrio entre o sangue de fígado ( a parte yin deste) e o Qi do fígado ( a parte yang deste).
O sangue do fígado deve enraizar seu Qi para impedi-lo de se tornar estagnado e rebelde.
A nível mental e emocional o sangue de fígado tem que enraizar a alma etérea para que haja uma vida emocional equilibrada e feliz e é este um dos significados do fígado como órgão regulador e harmonizador.
Se o sangue de fígado for deficiente haverá medo e ansiedade, se o yang de fígado estiver em excesso haverá raiva.

4-    Olhos e visão

“Quando a alma etérea flui para os olhos eles podem ver”

                            Tang Zong Hai

Esta função está relacionada com o enraizamento da alma etérea no sangue do fígado. A nível mental é ela que nos proporciona a “visão” e o “insight”.

5-    Coragem

A alma etérea está relacionada com a coragem ou com a covardia. Quando sua força está ausente o indivíduo é tímido.
Esta força deriva principalmente da quantidade de sangue do fígado, na abundância o indivíduo é destemido e capaz de enfrentar corajosamente a vida com espírito indomável. Já nas doenças o yang de fígado facilmente explode, causando raiva: na saúde o mesmo tipo de energia mental resultante do sangue do fígado pode proporcionar vigor criativo e determinado. Se este sangue for deficiente a alma etérea é agitado e o indivíduo perde a coragem e a determinação, é facilmente desencorajado e não é capaz de tomar decisões.
Uma vaga sensação de medo antes de adormecer também é proveniente da falta de enraizamento da alma etérea.

6 – Planejamento

A alma etérea influencia nossa capacidade de planejar a vida e dar- lhe direção. A perda de rumo e a confusão no sentido espiritual podem ser comparadas ao “vaguear” da alma etérea
Se o yin do fígado está muito esgotado a alma etérea pode deixar o corpo temporariamente à noite, durante o sono ou antes de dormir.
As pessoas que sofrem de deficiência severa do yin podem experimentar uma sensação de flutuação antes de dormir.

7 - Relacionamento com a mente

A Alma etérea é descrita como o ir e vir da mente, e é através desta que podemos nos projetar para o mundo exterior e para as outras pessoas e também nos interiorizarmos para recebermos a intuição, a inspiração, os sonhos e as imagens provenientes do inconsciente.
Se ela está bem enraizada no sangue do fígado haverá um fluxo saudável para a mente, proporcionando-lhe a inspiração; se no entanto ela não estiver bem enraizada o indivíduo pode se tornar deprimido, sem objetivos ou sonhos.
Segundo os chineses a mente apreende a alma etérea, ou seja, por um lado a alma etérea é quem traz movimento a mente, mas por outro é esta que lhe proporciona quietude e a retém consigo. Se a mente é forte e a alma etérea estiver devidamente apreendida, haverá harmonia entre as duas; o indivíduo  apresentará visão serena, discernimento e sabedoria; se ela for fraca  e falhar para conter a alma etérea esta pode se tornar muito inquieta, trazendo apenas confusão e caos para o indivíduo, que acaba se tornando indeciso e dispersivo.
Isto pode ser observado em pessoas que estão sempre cheias de idéias, mas que não tornam nada em realidade porque estão em estado caótico de mente, que acaba por se tornar incapaz de reter a alma etérea.
A diferença principal entre a alma etérea e a mente é que esta pertence ao mundo da imagem, para o qual ela retorna após a morte, ao passo que a mente é individual e morre com a pessoa.
Pode-se fazer uma correlação da mente com a mente individual e da alma etérea como um elo com aquilo que Jung chama de mente universal ( depósito das imagens, arquétipos, símbolos e idéias pertencentes ao inconsciente coletivo).


A alma corpórea


A alma corpórea reside nos pulmões e é a contraparte física da Alma etérea.
È inseparável do corpo e vai para a terra juntamente com ele na morte.
Ela é a expressão somática da alma ou seu princípio organizacional.

“ No começo da vida de um indivíduo o corpo é formado: o espírito do corpo é a alma corpórea. Quando a alma corpórea está no interior há yang Qi (suficiente)”
                                                                  Zhang Jie Bin

Há sete tipos de alma corpórea: os cinco sentidos, os membros e a alma corpórea como um todo.
È ela que dá ao corpo a capacidade de movimento, agilidade, equilíbrio e coordenação dos movimentos.

1 – A alma corpórea e a essência

No livro Spiritual Axis ela é descrita como a entrada e saída da essência, é proveniente da mãe e surge logo após a essência pré natal do recém concebido ser formada. Pode ser descrita como a manifestação da essência na esfera das sensações e sentimentos.
A alma corpórea proporciona o movimento à essência, ou seja, traz a essência para tomar parte em todos os processos fisiológicos do corpo. Sem a alma corpórea a essência seria inerte, embora uma substância preciosa e vital.
Ela é a mais próxima da essência e é sua intermediária entre as demais substâncias vitais do corpo.

“Se a essência é exaurida a alma corpórea declina, o Qi é disperso e a alma etérea flutua sem residência”
                                               Zhang Jie Bin

2 – Infância

“No começo da vida os ouvidos, os olhos e o coração percebem, as mãos e os pés se movem e a respiração se inicia: tudo isto é devido à vivacidade da Alma corpórea”
                                                                           Zhang Jie Bin

A alma corpórea é a responsável pelo primeiro processo fisiológico.

3 – Sentidos

Durante a vida é a alma corpórea que nos dá a capacidade de sensação, sentimento, audição e visão.

“ A alma corpórea pode mover e fazer coisas e ( quando está ativa) dor e prurido podem ser sentidos”
                   Zhang Jie Bing

A alma corpórea está relacionada a pele, por onde estas sensações podem ser experimentadas, o que explica a expressão somática sobre a pele de tensões emocionais que afetam a alma corpórea via a mente e a conexão desta com os pulmões.
Como está intimamente relacionada com o corpo é a primeira a ser afetada quando as agulhas são inseridas: a sensação de relaxamento quase imediata que se sente é proveniente do desembaraçar da alma corpórea e é através dela que a mente, a alma etérea, a inteligência e a força de vontade são afetadas.

4 – Emoções

A alma corpórea também está relacionada com o lacrimejar e o choro.
Da mesma forma que no nível físico nos faz sentir dor, também nos faz lacrimejar quando sentimos desgosto e tristeza.

5 – Atividades psicológicas

Ela é responsável por todas a regulação das atividades fisiológicas e neste sentido é a manifestação da função do pulmão.

6 – Respiração

Como reside no pulmão, a alma corpórea é intimamente relacionada com a respiração que pode ser vista como seu pulsar.
A meditação faz uso exatamente deste elo: concentrando-se em respirar, aquele que está meditando aquieta a alma  corpórea e com isto torna aberta a comunicação com a alma etérea e com a mente universal.
7 - A alma corpórea e a vida individual

Da mesma forma que o Qi do pulmão nos protege, no nível físico, dos fatores patogênicos externos; no nível mental é a alma corpórea que protege o indivíduo de influências psíquicas externas.

8 – Relacionamento entre alma corpórea e alma etérea.

A alma etérea está mais envolvida com problemas que ocorrem a noite, enquanto que a alma corpórea está mais envolvida com coisas que ocorrem de dia.

“Inquietação a noite com sonhos excessivos, é proveniente da alma etérea sem residência; esta é yang, e se a noite não tiver lugar para descansar, o indivíduo é inquieto e os sonhos são muitos. A inquietação durante o dia e a mente obscurecida são proveniente da alma corpórea perturbada: esta é yin, e se o yin for deficiente durante o dia resulta em inquietação e confusão mental”
                                                                  Tang Zong Hai

Se a alma corpórea pertence a esfera da imagem a alma corpórea à da forma.

9 - Ânus                                          

Como a alma corpórea se relaciona com o pulmão e o intestino grosso, o ânus é algumas vezes chamado de Po men ( a porta da alma corpórea)


Inteligência

A inteligência reside no Baço Pâncreas e é a responsável pelo pensamento aplicado, pelo estudo, pela memorização, pela focalização, pela concentração e pela produção de idéias.
O Qi pós natal e o sangue são portanto as bases fisiológicas da inteligência.
Se o Baço/Pâncreas for forte o pensamento será claro, a memória boa e a capacidade de concentração, estudo e produção de idéias também serão boas.
Se por outro lado for fraco a inteligência será embotada, o pensamento lento, a memória fraca e a capacidade de estudo e concentração serão fracos.
Há uma inter-relação na esfera do pensamento, lembranças e memorização entre o Baço Pâncreas ( inteligência), Coração ( Mente) e os rins (a força de vontade ), a diferença é que cabe ao baço pâncreas especificamente a memorização de dados durante o trabalho e o estudo.
Não é raro um indivíduo ter memória brilhante no trabalho e na vida cotidiana ser totalmente distraído.
Coração e rins são responsáveis pela memória de acontecimentos passados, seja este passado recente ou distante.




A força de vontade

A palavra Zhi possui três significados: memória, força de vontade e algumas vezes é utilizada para indicar os “cinco zhi”, isto é, os cinco aspectos mentais.
Os rins abrigam a força de vontade que indicam a direção, determinação, o propósito na busca de objetivos e a motivação, mas é bom lembrar que eles também abrigam a memória.
Se os rins forem fortes a força de vontade é forte e o indivíduo terá direção na vida e determinação na busca de objetivos, se eles estiverem esgotados ela será enfraquecida e o indivíduo perderá a direção e a iniciativa.
A força de vontade deve estar coordenada com a mente, da mesma maneira que o coração deve comunicar-se com os rins. A força de vontade é a base da mente e é direciona por esta. Se a mente é clara em seus objetivos e planos, e a força de vontade é forte o indivíduo terá direção para perseguir seus objetivos, caso a mente esteja confusa a força de vontade pode até ser forte, mas se tornará apenas destrutiva.



Efeito das emoções na mente e no espírito

As emoções são parte de nossa vida e só causam doenças  quando são excessivas e/ou prolongadas.
Cada emoção ( como causa de doença) é apenas um lado da moeda; o outro é a energia mental que pertence ao órgão yin correspondente o que explica por que uma emoção afeta um órgão específico:
Cada órgão em particular já produz uma energia mental determinada, com características específicas que, quando sujeitas a um estímulo emocional, reagem ou “ressoam” com uma emoção em particular.
As emoções não se constituem em alguma coisa que sai dos órgãos internos para atacá-los; os órgãos internos já possuem uma energia mental positiva, que apenas se torna negativa quando provocada por determinadas circunstâncias externas.
Na MTC as emoções ( como causa de doença) são estímulos mentais que perturbam a mente, a alma etérea e a alma corpórea e, através delas, alteram o equilíbrio entre o Qi e o sangue. Por outro lado o estado dos nossos órgãos internos afeta o nosso estado mental.
“ O medo, ansiedade e melancolia do coração prejudicam a mente... a preocupação do Baço/Pâncreas prejudica a inteligência... a tristeza e o trauma do fígado prejudicam a alma etérea... a alegria excessiva do pulmão prejudica a alma corpórea... a raiva dos rins prejudica a força de vontade...”
                            Spiritual Axis cap 8

“Se o sangue do fígado for deficiente há medo, se estiver em excesso, há raiva... se o Qi do coração for deficiente há tristeza, se estiver em excesso há comportamento maníaco...”

Estas duas citações mostram com clareza que de um lado o estresse emocional prejudica os órgãos internos e por outro a desarmonia dos órgãos causa desequilíbrio emocional.
O enfoque das emoções na MTC tem se modificado ao longo do tempo,
sob a perspectiva dos cinco elementos no livro do imperador amarelo consideraram –se cinco emoções, cada uma afetando um órgão específico:
Raiva afetando o fígado
Alegria afetando o coração
 Pensamento forçado afetando o Baço Pâncreas
Preocupação afetando os pulmões
Medo afetando os rins.
Mas em outras passagens do mesmo livro a tristeza e o trauma ( afetando os rins e o coração) são acrescentadas totalizando em sete as emoções.
Outros autores consideram outras emoções tais como o pesar, o amor              ( entendendo – se aqui o amor obsessivo por alguém que persistentemente o machuca) , o ódio e o desejo  ( como ânsia).
Macciocia ainda inclui a culpa e assim a lista seria expandida da seguinte forma:
Raiva ( frustração e ressentimento) afetando o fígado
Alegria afetando o coração
Preocupação afetando os pulmões e o Baço/Pâncreas
Pensamento forçado afetando o Baço/Pâncreas
Tristeza e pesar afetando os pulmões
Medo afetando os rins
Trauma afetando os rins e o coração
Amor afetando o coração
Ódio afetando o coração e o fígado
Ânsia ( desejo) afetando o coração
Culpa afetando os rins e o coração
O efeito de uma emoção depende também de outras circunstâncias bem como do fato de ela poder ser expressa ou reprimida.
Por exemplo: a raiva que é expressa afeta o fígado ( causando ascensão do yang do fígado, porém a raiva reprimida afeta o coração. Se os indivíduos ficam irritados nas horas das refeições ela irá afetar o estômago, que se manifestará com o pulso em corda na posição média direita.
Este efeito também dependerá da constituição do indivíduo, se ele manifestar uma fraqueza constitucional de coração ( uma fissura na linha mediana da língua que se estende de ponta a ponta) o medo afetará o coração em lugar dos rins.
Além disto todas as emoções afetam além do órgão pertinente o coração, pois é o mesmo que abriga a mente e que pode reconhecer e sentir o efeito da tensão emocional.
Os escritos chineses expõe bem esta idéia já que todos os caracteres das sete emoções são baseados no radical “coração”.
A ponta da língua ( indicando fogo no coração) é freqüentemente vista em problemas emocionais relacionados com os outros órgãos.
Cada emoção tem um efeito particular sobre o Qi:
A raiva faz o Qi subir, a alegria retarda o Qi, a tristeza dissolve o Qi, o medo faz o Qi descer... o choque dispersa o Qi, .. o pensamento forçado prende o Qi”
                                      Simple Questions cap 39

“ A alegria dispersa, a raiva levanta, a preocupação faz o Qi inconstante, o pensamento forçado prende, a tristeza faz o Qi apertar, o medo afunda, o trauma move”
                                      Dr. Chen Yan

O efeito das emoções sobre o Qi também tem que ser considerado dependendo das circunstâncias e da constituição do indivíduo que a está sentindo. Por ex.: O efeito do medo no Qi também depende do estado do coração; se este é forte fará o Qi descer, mas se estiver fraco fará o Qi subir na forma de calor vazio ( o que é bastante comum em mulheres e idosos) e nestes casos o medo e ansiedade podem enfraquecer o yin do rim com sintomas tais como palpitações, insônia, transpiração noturna, boca seca, face vermelha e pulso rápido.


Raiva

Aqui a raiva tem que ser entendida no sentido mais amplo para incluir vários outros estados emocionais relacionados tais como: ressentimento, raiva reprimida, sensação de mágoa, frustração, irritação, fúria, indignação, animosidade e amargura.
Qualquer destes estados pode afetar o fígado, se persistirem por um longo período, causando estagnação do Qi ou do sangue do fígado, ascensão do yang do fígado ou queimação do fogo do fígado.
Se a raiva for reprimida causará estagnação do Qi do fígado; se for expressada causará ascensão do yang do fígado   ou queimação do  fogo do fígado. Nas mulheres a estagnação do Qi do fígado pode facilmente gerar estase de sangue do fígado.
Caso o indivíduo sofrer de deficiência do rim desenvolverá ascensão do yang do fígado e se por outro lado tiver uma certa tendência ao calor ( talvez por excesso de alimentos quentes) desenvolverá uma queimação de fogo do fígado.
A raiva faz o Qi subir e vários sintomas podem se manifestar na cabeça e no pescoço: cefaléia, zumbido, tontura, erupções vermelhas na parte da frente do pescoço, face vermelha, sede, língua vermelha sobretudo nos lados e sabor amargo.
A raiva sempre se manifesta externamente com crises de raiva, irritabilidade, gritos, face vermelha, etc... Algumas pessoas podem interiorizar a raiva por anos sem nunca manifestá-la o que pode ocasionar depressão e pode se verificar sua diferença do estado causado pelo pesar pelo pulso, que será cheio e em corda e a língua vermelha com os lados mais vermelhos ainda.
Em alguns casos a raiva pode afetar outros órgãos, especialmente o estômago, devido a estagnação do Qi do fígado invadir o estômago. Este tipo de situação pode ocorrer especialmente com indivíduos que passam raiva na hora das refeições ou quando há uma fraqueza preexistente do estômago.
Caso a pessoa passe regularmente situações de raiva uma ou duas horas depois das refeições a raiva irá afetar os intestinos ( caso de pessoas que logo depois do almoço retomam um trabalho estressante e frustrante). Neste caso a estagnação do Qi do fígado invade os intestinos e causa dor e distensão abdominal e alternância entre obstipação e diarréia.
Finalmente a raiva, como todas as outras emoções, afeta o coração.
Sob a perspectiva dos cinco elementos o fígado é a mãe do coração e muitas vezes o fogo do fígado é transmitido ao coração  gerando fogo no coração o que o faz encher-se de sangue. Com o tempo isto gera calor no sangue e afeta o coração e a mente.
È extremamente importante distinguir em cada caso se o paciente está com estagnação do Qi do fígado ou ascensão do yang do fígado já que ao sugerir como ele deve lidar com sua raiva;
Se ele estiver com estagnação do Qi do fígado pode ser eficaz expressá-la.
Se ele estiver com ascensão do yang do fígado a simples expressão não irá ajudá-lo e pode fazer com que este yang suba ainda mais.
È importante notar que a raiva pode estar sendo usada para encobrir outras emoções tais como o medo, a tristeza ou a culpa.
A contraparte da raiva em termos da energia mental é a força, o dinamismo, a criatividade e a generosidade.
A vesícula biliar, intimamente ligada ao fígado é chamada de fonte da coragem, uma vesícula forte proporciona coragem para tomar decisões e mudanças na vida.

Alegria

Um estado normal de alegria faz a mente pacífica e relaxada, beneficia o Qi de nutrição e de defesa, faz o Qi relaxar e retardar.
A alegria como causa de doença é uma excitação excessiva e ansiosa que pode prejudicar o coração e que acontece com indivíduos que vivem em um estado de contínua estimulação mental ou excitação excessiva.
(Particularmente acho que o termo mais adequado aqui seria usarmos mania ou euforia e não alegria.)
A ansiedade excessiva incita o fogo que por sua vez hiperestimula a mente.
Ela faz o coração aumentar o que pode gerar sinais e sintomas relacionados a ele tais como palpitação, hiperexitação, insônia, inquietação, falar muito  e língua com ponta vermelha. O pulso seria tipicamente lento, levemente hiperflutuante, porém vazio na posição frontal esquerda.
A alegria pode também ser caracterizada como causa de doença quando é repentina e nesta situação é similar ao trauma.


Preocupação

A preocupação prende o Qi, causando estagnação de Qi e afetando os pulmões e o Baço/Pâncreas: os pulmões porque nestes estados a respiração  é artificial e o Baço/Pâncreas porque este é o órgão responsável pelo pensamento e pelas idéias.
A preocupação é a contraparte patológica da atividade mental da atividade mental do Baço/Pâncreas de gerar idéias.
Em alguns casos ela pode também afetar o fígado como resultado da estagnação dos pulmões. Na perspectiva dos cinco elementos isto corresponde ao metal insultando a  madeira e quando isto ocorrer o pescoço e os ombros serão tensos, tornando-se rígidos e dolorosos.
Os sintomas e sinais causados pela preocupação irão variar de acordo com o órgão afetado:
Se afetar os pulmões: haverá desconforto no tórax, dispnéia moderada, ombros tensos, algumas vezes tosse seca e tez pálida. O pulso na posição dos pulmões pode ser levemente atado ou em corda indicando a ação de prender o Qi.
Se afetar o Baço/Pâncreas: haverá  pouco apetite, desconforto epigástrico moderado, dor e distensão abdominal, fadiga, tez pálida. O pulso na posição direita média será levemente atado, porém fraco.
Se a preocupação afetar o estômago o pulso médio será fraco e flutuante.

Pensamento forçado


O pensamento forçado consiste no fato de ficar remoendo acontecimentos  ou pessoas, desejos nostálgicos com relação ao passado ou ficar pensando muito sobre a vida ao invés de vivê-la. Seu efeito é muito parecido com a preocupação com a diferença que o pulso neste caso estará leve e atado no lado direito e não terá ondulações.
No pulso normal pode se sentir uma onda abaixo dos dedos, movendo-se da posição posterior para a posição frontal. No caso do pensamento remoído  o pulso irá perder a onda apenas na posição média direita. ( O pulso sem onda nas posições média e frontal indica tristeza)

Tristeza e pesar ( dor)

A tristeza inclui a  sensação do pesar, quando a pessoa lastima uma determinada ação ou decisão do passado e a mente é constantemente voltada para aquele tempo.
A tristeza e o pesar afetam os pulmões e o coração.
“ A tristeza faz o coração confinado e agitado; este pressiona na direção dos lobos do pulmão, o triplo aquecedor se torna obstruído,  o Qi de nutrição e o Qi de defesa não podem circular livremente, o calor se acumula e dissolve o Qi”
                                      Simple Questions cap39
A tristeza afeta primeiramente o coração e os pulmões sofrem em conseqüência, uma vez que estão situados no aquecedor superior. Os pulmões governam o Qi, e a tristeza e o pesar o esgotam, o que é muitas vezes manifestado na qualidade fraca do pulso, nas duas posições frontais, esquerda e direita. Nestas duas posições ele aparece curto e sem ondulação.
Outros sintomas da tristeza são voz fraca, fadiga, tez pálida, dispnéia moderada, choro e sensação de opressão no tórax.
Nas mulheres uma deficiência de Qi do pulmão causada pela tristeza ou pesar gera deficiência de sangue e amenorréia.
Embora a tristeza e o pesar esgotem o Qi gerando deficiência de Qi podem, depois de um longo tempo, gerar estagnação de Qi, porque o Qi do pulmão e do coração deficientes falham ao circular devidamente no tórax.
Além de afetar órgãos específicos cada emoção pode também afetar outros órgãos:
“Quando a tristeza afeta o fígado, prejudica a alma etérea; isto causa confusão mental... o yin é prejudicado, os tendões contraídos e há desconforto na região do hipocôndrio”
Spiritual Axis cap8

Como possui um efeito de esgotamento sobre o qi, em alguns casos pode também esgotar o Qi do fígado causando depressão, confusão mental, perda do sentido, direção e incapacidade de planejar a vida.

Medo

O medo esgota o Qi do rim e faz o Qi descer.

“O medo esgota a essência, bloqueia o triplo aquecedor superior, que faz o Qi descer para o triplo aquecedor inferior”
                            Simple Questions cap39

Se o coração for forte fará o Qi descer, porém, se este for fraco fará o Qi elevar na forma de calor vazio ( o que é mais comum nas mulheres e nos idosos), com sintomas como insônia, palpitações, transpiração noturna, boca seca, rubor malar e pulso rápido.
Uma deficiência do sangue do fígado e da vesícula biliar pode tornar o indivíduo medroso.
A contraparte positiva do medo, dentro das energias mentais do rim é a flexibilidade, a complacência e tolerância diante dos infortúnios.

Trauma

O trauma dispersa o Qi e afeta o coração e os rins. Causa esgotamento repentino do Qi do coração, torna o coração menor e pode gerar palpitações, dispnéia  e insônia. O pulso fica escorregadio e pequeno, no formato de um feijão, rápido, que dá a impressão de vibração porque lateja.
O trauma também “fecha” o coração ou o faz diminuir. Pode-se observar uma mancha azulada na frente da cabeça e o pulso do coração atado e fino.
O trauma também afeta os rins porque o corpo recorre a essência para suplementar o esgotamento repentino de Qi. Por esta razão o trauma pode causar sintomas como transpiração noturna, boca seca, tontura e zumbido.

Amor

Neste caso trata-se do amor obsessivo por uma pessoa em particular, sobretudo quando esta pessoa fere o indivíduo, seja mental, seja fisicamente. O ciúme obsessivo também entra nesta categoria.
Este “amor” afeta o coração e agita o Qi. O pulso será afetado na posição frontal esquerda com uma qualidade hiperflutuante e será rápido. Pode causar sintomas como palpitações, insônia, inquietação mental, face vermelha, ponta da língua vermelha.

Ódio

Este sentimento é muito parecido com a raiva com a diferença que envolve uma malícia fria e calculada e é uma emoção muito prejudicial e destrutiva.
Afeta o coração e o fígado, prende e retarda o Qi. O pulso do lado esquerdo fica em corda, porém lento.
Os sintomas podem ser dor no tórax, dor na região do hipocôndrio, insônia, cefaléia e palpitações.

Desejo

Este estado corresponde a um desejo intenso nunca satisfeito que pode ser por objetos materiais ou por reconhecimento.
O “desejo” afeta o coração e dispersa o Qi. Afeta também o pericárdio pela agitação do fogo ministro. Na doença, o fogo ministro refere-se a ascensão excessiva e patológica do fogo vazio, proveniente dos rins que afeta o pericárdio e consequentemente a mente.
Caso o indivíduo tenha uma tendência a deficiência de yin ( o que é comum em pessoas propensas ao trabalho excessivo) irá gerar calor vazio no coração, com palpitações, garganta seca, insônia e inquietação mental

Culpa

A culpa afeta o coração e os rins e causa estagnação do Qi. Pode causar esta estagnação no tórax, no abdômen ou na região epigástrica; suas manifestações clínicas incluem pulso fino, sensação desconfortável no tórax, dor e distensão na região epigástrica  ou abdominal. A língua apresentará ponta vermelha e o pulso será vibrante (lateja). A aparência dos olhos será vacilante, muitas vezes fechando-se ao falar.

Quando a culpa resultar em raiva reprimida o pulso se apresentará em corda.


AGENDE HOJE MESMO SUA SESSÃO DE ACUPUNTURA HOME CARE PELO FONE(11) 45642698 / 996647828 WHATSAPP

Um comentário: