quarta-feira, 20 de julho de 2016

Medicina Tradicional Chinesa no TRATAMENTO DA FERTILIDADE

Medicina Tradicional Chinesa no 

TRATAMENTO DA FERTILIDADE



Um em cinco casais com idades superiores a 30 anos sofre de problemas de infertilidade.
A Medicina Tradicional Chinesa trata há centenas de anos esta condição. No entanto, só há poucos anos o Ocidente passou a “reconhecer” a excelente prestação da Acupuntura e fitoterapia chinesa no tratamento da infertilidade. 

Sem necessitar de recorrer a outras terapias concomitantemente, como a fertilização in vitro, a Acupuntura associada a fitoterapia chinesa aumenta a possibilidade de gravidez, regulando o ciclo menstrual, melhorando o fluxo de sangue no útero, aumentando a quantidade e qualidade de esperma, reduzindo o stress e ansiedade relacionada à infertilidade e normalizando o sistema hormonal e endócrino.

Um Estudo publicado nos Estados Unidos, comprova que as mulheres que recorreram à Acupuntura  ficaram tão sucetíveis à gravidez como as que recorreram a alopatia ou fertilização para o mesmo efeito. Ainda segundo Raymond Chang (responsável pelo Estudo) da Cornell University and Meridian Medical, sempre que a Acupuntura é associada a qualquer método “ocidental”, ajuda a potenciar os resultados do mesmo.
Em relação a explicações ocidentais sobre estes resultados, os pesquisadores descobriram que a técnica pode exercer influência sobre centros no cérebro que afetam a ovulação, reduzindo o stress e promovendo a fertilidade. Esta tendência explica por que mulheres extremamente estressadas geralmente têm o período afetado e por que os casais geralmente concebem quando estão em viagem ou outras atividades de lazer.
"Muitos estudos anteriores já haviam avaliado os benefícios da Acupuntura quando associada a outros tratamentos de fertilização, como a fertilização in vitro, comprovando a eficácia das duas técnicas conjugadas. Entretanto, este novo estudo vem demonstrar que casais que usaram apenas a Acupuntura como terapia, sem outros tratamentos de fertilização, mostraram-se tão propensos a conceber quanto os pacientes de fertilização in vitro. Esta conclusão indica que a Acupuntura pode ser utilizada sozinha como tratamento padrão.
Em média, um tratamento dura 11 meses e mais nove para engravidar, tornando o processo doloroso e desgastante. Os custos são apontados como principal entrave à terapia, uma vez que a fertilização in vitro ronda os R$30.000 e outras técnicas ocidentais conjugadas podem atingir os R$50.000.
No Brasil, o uso da Medicina Tradicional Chinesa está aumentando em popularidade á medida que os casais procuram soluções para a infertilidade usando métodos naturais. Notícias de experiências positivas e de sucesso se espalham uma vez que este método tem obtido resultados em relação á medidas “ocidentais” como a FIV
Em muitos casos de infertilidade sem causa aparente é relativamente simples de conseguir atingir uma gravidez com o uso da Medicina Tradicional Chinesa
A fertilidade não é exclusiva do domínio feminino, estudos sobre a fertilidade masculina publicado no Acupuncture today em 2005, constatou que a mobilidade, o número e percentagem de espermatozóides saudáveis nos pacientes tratados com acupuntura e fitoterapia chinesa aumentaram significativamente.
Na minha experiência clínica é um fato constatado que a maioria dos casais com comprovação analítica de alterações no espermograma após tratamento com MTC(MEDICINA TRADICIONAL CHINESA) triplicaram a percentagem de espermatozóides saudáveis o que conduziu a uma gravidez natural.

Infertilidade sem causa aparente


Infertilidade sem causa aparente acontece após uma ano de relações desprotegidas na fase ovulatória sem se conseguir uma gravidez e em que a avaliação médica não consegue determinar nenhuma situação que possa contribuir para a infertilidade.
Embora os testes médicos não tenham uma explicação, existem muito provavelmente sinais que podem ser detectados pelo sistema da Medicina Chinesa que explicam a razão que causa a infertilidade.
Estes sinais sub clínicos podem incluir sintomas como menstruação escassa, distensão mamária pré menstrual e stress, dor pré menstrual, descarga vaginal abundante, ciclo menstrual irregular ou aumento do fluxo menstrual.
Da minha experiência clínica, com tempo e tratamento com a MTC, a infertilidade sem causa aparente, tem sucesso quando tratada.

Infertilidade com causa diagnosticada


Infertilidade com causa diagnosticada é quando a medicina ocidental estabelece uma causa patológica para a infertilidade tal como: endometriose, irregularidade hormonal, síndrome dos ovários policísticos, fibrose, trompas de Falópio obstruídas, ciclos anovulatórios ou baixa qualidade dos óvulos/espermatozóides que podem explicar a razão da condição de infertilidade.
Geralmente quando o casal decide pela MTC já vem com o diagnóstico feito pela medicina ocidental e estão á procura de um tratamento conjunto ou de uma opção alternativa de tratamento.
Ter um diagnóstico prévio pode ser de grande ajuda no tratamento através da MTC pois oferece informação complementar valiosa para suportar e dirigir um plano de tratamento
Alem dos testes de diagnóstico a medicina ocidental é numa primeira linha dirigida a fármacos, cirurgia e tratamentos FIV.
Uma vez estabelecida a causa de infertilidade o casal pode usar essa informação para tomar decisões informadas sobre as suas opções de tratamento.
Mas ficar grávida é apenas um dos aspectos na equação da concepção de um bebe. O valor do tratamento com MTC está na sua habilidade de suportar e “cultivar um terreno” fértil de forma a nutrir o endométrio mantendo e promovendo o desenvolvimento da gravidez. É perfeitamente seguro para o casal usar a MTC em conjunto com a medicina ocidental e manter o tratamento com acupuntura e fitoterapia durante a gravidez.

Conclusão


MTC pode ser usada por si só como opção no tratamento da infertilidade sem causa aparente ou com causa diagnosticada de uma forma natural. Também pode ser uma opção a fazer em conjunto com o tratamento da medicina ocidental antes e durante a gravidez. Os seus benefícios são múltiplos quer financeiramente quer de recuperação da saúde.

Testemunho 


Casal “Afonso”
Decidi partilhar a minha experiência, pois sei o que é sentir impotência em relação à concretização um desejo tão grande que é ter um filho.
Após me ser diagnosticado infertilidade sem causa aparente e 2 anos de tratamento, 3 inseminações e 1 fiv e sem sucesso decidimos ir procurar ajuda alternativa, fomos a uma consulta de medicina tradicional chinesa onde após consulta de avaliação diagnóstica a mim e ao marido constatamos que não havia nenhum problema. Iniciei medicação natural, não só para a infertilidade mas para o rejuvenescimento do organismo e aumento da qualidade do sangue, continuei o tratamento mesmo tendo levado mais de um ano e agora sem esperar estou grávida, acredito que os tratamentos de MTC contribuíram para esta gravidez tão desejada pois até então a medicina convencional não o conseguiu fazer. Saiba mais em www.medicinamagistral.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário